As cobranças e lembretes de mensalidades vencidas realizadas pelo telefone é fundamental e indispensável para o combate à inadimplência.
Combine com sua secretária um horário específico do dia para que ela possa focar nesse trabalho tão importante. Lembre-se do que comentamos no E-book, no início provavelmente surgirá algumas reclamações, mas não desista, é normal que isso aconteça, com o passar dos meses essa rotina se torna um hábito comum em sua escola e o aluno fará o possível para não receber essa ligação, afinal a intenção é que ele se incomode mesmo (para uma boa razão é claro).
- Para imprimir o relatório vá no menu Relatórios > Financeiro > Guias para cobrança (caso você não tenha acesso a esse menu, abra um chamado).
- Informe o período que deseja ver as pendências, de preferência informe um período mais abrangente, por exemplo de 01/01/16 até a data atual, dessa forma não corre o risco de ficar alguma pendência antiga oculta.
- No campo “modo do relatório”, escolha entre as 2 opções, “relação agrupada ou detalhada” em destaque na imagem abaixo
- Clique em “Ok-gerar”
Pronto! Agora é só passar esse relatório para a secretária, conforme for efetuando as ligações de cobrança, vá anotando no campo observação as justificativas de cada aluno cobrado, assim você consegue acompanhar e saber o motivo do atraso de cada aluno, sem necessidade de ficar a todo momento perguntado à secretária o motivo dos atrasos.
Confira na imagem abaixo como ficará o relatório:
Prático né! Então bora pro combate à inadimplência em sua escola!
O próximo passo é configurar o sistema para cobrar juros automaticamente pelo sistema, sabe aquela frase que você já deve ter ouvido por aí “então, infelizmente eu não posso fazer nada, é o sistema quem calcula os juros”, tudo culpa do “sistema”, agora você verá o quanto é útil essa opção, pode colocar a culpa toda no sistema.