[9] Treinamento – Conhecendo nossas Personas

Você já ouviu falar em personas? Bom…vou te dar uma visão geral sobre o que é “una persona”.

Afinal, o que é Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Qual seria a diferença entre persona e público-alvo?

É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.

Vamos a um exemplo prático:

(Este público-alvo e persona não representam o webdança, é um exemplo fictício)

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
  • Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Entendeu a diferença? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Mas faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada ao Pedro Paulo e não a um extenso público-alvo.

Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Porém, não exagere. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

E aí? Ficou mais claro sobre o que é essa tal de “Persona”? Legal, então agora vou te apresentar as nossas personas, vamos lá:

Nós identificamos ao longo da nossa história 4 tipos de personas em nosso mercado, são elas: a Alice, Márcia, Caio e o Igor. É importante você conhecê-las um pouco mais a fundo: (Se preferir, clique na imagem para visualizar em tamanho maior)

alice


 

 

marcia


 

caio


 

igor


Nunca se esqueça! Ao falar com um cliente, é fundamental que você identifique e memorize qual o tipo de persona você está interagindo, fechado?

Clique para ir para o próximo treinamento

Sobre Marciano Souza

Marciano Souza é co-fundador do webdanca.com e atua no mercado da Dança há vários anos, junto à sua equipe busca constantemente soluções para a melhoria contínua, fortalecimento e crescimento das escolas de Dança, sua missão é aproximar a dança à tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a expressão para comentar: *